O que é a vistoria Cautelar?

Vistoria Cautelar, como o próprio nome já diz, é uma cautela do comprador. Hoje nenhuma concessionária adquire um veículo sem o laudo cautelar e cada vez mais os compradores particulares estão fazendo o mesmo.
Isso porque a Vistoria Cautelar é semelhante a um raio-x do veículo, trazendo diversas informações pertinentes e importantes de se saber quando está comprando - Você também deveria exigir essa segurança.

Como funciona a vistoria?

É necessário trazer o veículo até a empresa, junto com qualquer documento original do mesmo.
O Laudo Cautelar é dividido em duas partes: Pesquisa Cautelar e Laudo Estrutural.
 
A Pesquisa Cautelar trará todo o histórico disponível online sobre o veículo, entre as informações mais relevantes: Histórico de Leilão, Histórico de Roubo e/ou Furto, Bloqueios, Débitos e histórico de proprietários.
Vale ressaltar que as informações são recolhidas junto aos órgãos responsáveis e a não existência da informação na consulta da "pesquisa cautelar" não necessariamente indica a inexistência da ocorrência.
Já o Laudo Estrutural é uma vistoria completa no veículo que busca identificar qualquer dano a estrutura principal, com especial foco nas longarinas, chassi e painel. A real intenção do laudo é identificar uma possível avaria que o veículo tenha sofrido. Durante o laudo nós olhamos as junções, soldas, gravação do chassi e motor, além de itens de segurança muito importantes, como os vidros e etiquetas.
Vale ressaltar que o laudo não atesta a parte mecânica, itens agregados e se a quilometragem do painel foi adulterada - por isso aconselhamos que você também procure um mecânico de sua confiança.

Considerações importantes

Junto ao nosso laudo cautelar nós costumamos anexar considerações sobre o mesmo, para que o cliente entenda melhor o serviço e como ele é feito. Seguem as considerações:
1. O Laudo Cautelar é de natureza estrutural, portanto não atesta o funcionamento mecânico e elétrico dos componentes e conjuntos do veículo, além de itens de segurança não ligados a estrutura do veículo. Não são verificados itens agregados como bancos, rádio, maçanetas, etc.
2. Ainda sobre os itens não vistoriados: A pedido do cliente é possível que a empresa teste e/ou verifique o funcionamento de alguns componentes específicos - mesmo que isso ocorra a empresa não se responsabiliza pelos mesmos e o resultado não constará no laudo cautelar. A empresa não fica obrigada em nenhuma hipótese a avaliar tais itens.
3. A empresa verifica e fotografa o local e a gravação obrigatória existente no bloco do motor, NÃO sendo porém responsável sobre o estado físico do motor, bem como seu funcionamento, ou possíveis danos, trincas e vazamentos. Apesar disso, caso constatado acumulo de óleo semelhante ao de vazamentos, o mesmo é fotografado e indicado ao cliente.
4. A empresa NÃO se responsabiliza por objetos deixados no veículo, bem como objetos deixados nas nossas dependências. O único documento exigido para realizarmos o "Laudo Cautelar" é o CRLV original - confira o recolhimento do mesmo antes de sair.
5. Nós avaliamos a pintura a partir do equipamento denominado "Medidor de espessura de tinta". Quando indicado como "PINTURA ORIGINAL" significa que a tinta está dentro dos padrões de espessura originais do veículo, podendo o mesmo ter sido repintado, porém com características semelhantes as originais.
6. O laudo NÃO atesta que o odômetro mostra a quilometragem total real rodada com o veículo.
7. Em nenhuma possibilidade a empresa deixará de sinalizar qualquer problema estrutural constatado no veículo. O mesmo é registrado através de fotos com descrição.
8. Atente-se às imagens e relativas descrições existentes no laudo, pois as mesmas trazem informações do veículo que podem não constar no campo de observações por escrito.
9. A "aprovação", "reprovação" e/ou "restrições" apontados no laudo referem-se ao veículo ou sobre informações existentes a pesquisa cautelar apresentada. No caso do veículo, é avaliado a extensão do dano, bem como o local e a importância da peça afetada. O laudo cautelar NÃO tem relação à vistoria das seguradoras, podendo trazer resultados divergentes, pois os mesmos não seguem os mesmos parâmetros.
10. Sugerimos que caso haja qualquer dúvida referente ao laudo cautelar consulte nossos vistoriadores ANTES de começarmos a realizar o laudo. Após o início do laudo o mesmo será cobrado normalmente.
11. Os para-choques NÃO são vistoriados durante o laudo cautelar. Apesar disso a empresa pode, por vontade própria, indicar algum apontamento sobre o mesmo através de foto ou por escrito no campo de observação caso ache relevante/necessário.
12. O parecer do laudo "reprovado" quando por dano na estrutura principal, com ou sem reparo, não faz referência as condições de segurança para rodagem. O parecer do laudo cautelar não tem relação com qualquer outro laudo, seja o ECV, SISCSV ou laudos de seguradoras.
13. Não existe normativas que padronizem a vistoria cautelar. Cada empresa segue os próprios padrões o que impede que haja comparação entre os laudos e torna os resultados independentes.
14. Quando constatada existência de histórico de "roubo e furto" ou passagem por leilões, apresentadas na pesquisa cautelar que acompanha o laudo, o mesmo virá com o parecer "Reprovado", mesmo que durante a vistoria física não tenha sido constatada avarias no veículo.

Dúvidas frequentes

Abaixo segue as dúvidas mais comuns sobre a Vistoria Cautelar.

Laudo Cautelar tem validade para transferência junto ao DETRAN?

Não. O laudo do DETRAN é o laudo ECV. Nenhum outro laudo tem validade para essa finalidade.

Quanto tempo demora para realizar o laudo?

Nós pedimos aos clientes entre 1:30 e 2:00 horas, porém o laudo pode demorar mais ou menos que isso. O tempo de realização do laudo depende muito da sua marca/modelo e das condições em que o veículo se encontra, pois cada ponto do carro deve ser devidamente vistoriado e, quando necessário, relatado por fotos e descrições.
Por entendermos que o tempo é relativamente longo nós nos comprometemos a pegar os dados e pagamento com o cliente e libera-lo até que o laudo seja finalizado (Claro que o cliente pode permanecer em nossas dependências se desejar).
Por conta do tempo requerido nós não aceitamos começar um Laudo Cautelar após às 16:30 h.

Vocês vão até o local para fazer o laudo?

Não. Nossa experiência mostrou que para realizarmos um laudo com a qualidade e padrões estabelecidos pela Checkmotor, é necessário fazermos o laudo nas dependências da empresa, onde temos as ferramentas, equipamentos e espaço necessários para trabalharmos.

Vocês buscam o veículo?

Por conta da responsabilidade envolvida nós não buscamos os veículos e nem os levamos a qualquer lugar. Vale ressaltar que não é obrigatório que o dono de veículo venha junto, basta um responsável munido de documentos.

É possível fazer laudo cautelar de moto?

Nós não realizamos Laudo Cautelar de moto devido as complicações e complexidades envolvidas. Caso o cliente tenha interesse nós podemos realizar apenas a "Pesquisa Cautelar" (que não tem a mesma validade do Laudo Cautelar). Valores devem ser questionados junto a empresa.

O laudo atesta que o odômetro não foi adulterado?

Não. O laudo cautelar apenas captura a quilometragem que é indicada no painel do veículo. A mesma pode ser comparada a outros laudos (caso existam), mas a vistoria não atesta sua originalidade.
Caso ache necessário fazer essa averiguação sugerimos que você procure a concessionária/fabricante do seu veículo e questione a possibilidade.

É possível um laudo ser "Aprovado" em uma empresa e não em outra?

Sim, é possível. Cada empresa tem seu padrão para realizar o laudo - ainda assim todas devem atestar a estrutura e são responsáveis pelas informações apresentadas por elas.
Por conta de não haver um padrão obrigatório, nós sempre indicamos que você questione o que será olhado e como. Infelizmente algumas empresas realizam vistorias sem qualidade e isso denigre a imagem do serviço - Na Checkmotor nossos laudos são detalhados para trazer o resultado mais preciso possível aos nossos clientes.
Como dissemos, cada empresa tem seu próprio padrão. O nosso é ser o mais detalhista para verificar o veículo com cautela e qualidade. Sugerimos que você converse e compare os serviços, só o que podemos garantir é que nossos clientes saem satisfeito com o trabalho realizado.

Quais são os itens agregados que não são vistoriados durante o laudo?

Existem muitos itens agregados que não fazem parte do Laudo Cautelar - basicamente todos que não tem ligação com a estrutura do veículo. Mesmo eles não fazendo parte do laudo, nossos vistoriadores podem tecer comentários sobre eles e tirar fotos caso achem pertinente - mesmo que isso aconteça eles continuam não sendo de responsabilidade da empresa ou do laudo cautelar.
Segue a lista de alguns itens que não são vistoriados: Funcionamento dos componentes elétricos; Para-choques;Toda a parte mecânica; Retrovisores; Rádio; Luzes; Buzina; Estepe; Triangulo; Macaco e chaves; bancos; estofados; carpetes e tapetes;Freio de mão.

Qual é a "Validade" do Laudo Cautelar?

O Laudo Cautelar não tem "Validade" ou "Duração". Isso porque ele funciona semelhante a uma foto detalhada do veículo no momento em que ele esteve na empresa. Nada impede ou garante que ele estará nas mesmas condições no momento seguinte a sua finalização, por isso o ideal é que você requisite sempre um laudo com data próxima ou no momento da compra - preferencialmente, acompanhe a pessoa até o local do laudo (se possível) e aproveite para tirar suas dúvidas.
Ainda relacionado sobre o assunto: Nós sempre aconselhamos aos nossos clientes a, caso recebam o laudo em mãos e não conheçam sua procedência, liguem para a empresa que fez o laudo e questionem se ele foi realmente lá e qual foi o resultado do laudo. Isso ajuda as pessoas a não cair em fraudes ou acreditarem em Laudos falsos.
A Checkmotor não provê informações sobre nossos clientes a ninguém, porém nos disponibilizamos a confirmar se o laudo foi feito por nós ou não, e qual foi o Status do laudo.
Por questões legais nós só disponibilizamos o laudo e/ou uma cópia eletrônica do mesmo ao cliente que foi cadastrado junto a empresa (com telefone e e-mail), efetuou o pagamento e nos forneceu os dados para emissão da nota fiscal. Caso você precise do laudo e não seja essa pessoa, por favor peça para que ela entre em contato conosco, ou venha pessoalmente munida de documento original.

Quanto custa o laudo cautelar?

O valor do laudo varia de empresa para empresa e conforme a marca/modelo do veículo, assim como o tempo necessário. Consulte informações pelo telefone ou e-mail da unidade em que deseja realizar o serviço.

É Possível fazer Laudo Cautelar em veículos blindados?

É possível. Porém, por definição os veículos Blindados já são adulterados (mesmo que de maneira legal). Só que a blindagem altera as características originais do veículo, por vezes tornando impossível diferenciar a razão, atrapalhando portanto a vistoria cautelar.
Apesar de ser possível, o laudo se torna menos eficiente, pois não indicará alterações em grande parte da estrutura.

Como funciona o Laudo Cautelar em veículos modificados?

A depender das modificações o laudo pode ser ou não atrapalhado. Converse com os vistoriadores ANTES de iniciar o serviço.
Caso a modificação não tenha sido devidamente documentada junto ao DETRAN, a mesma será apontada no laudo.

O que devo fazer caso o laudo seja "Reprovado"?

O laudo cautelar não é obrigatório e não tem consequência legal sobre sua Reprovação. Você não é obrigado a tomar ações em relação a mesma.
Nós sabemos que muitas vezes as "Reprovações" tem o potencial de desvalorizar o valor de mercado do veículo. É de suma importância ressaltar que nosso compromisso é com a qualidade e veracidade do laudo desenvolvido. Nós não temos NENHUMA responsabilidade sobre a compra, venda ou possíveis repercussões geradas pelo laudo (sejam positivas ou negativas). Do mesmo modo que não somos responsáveis por ressarcir (total ou parcialmente) ninguém por razão do resultado do laudo, mesmo que por decorrência do resultado a negociação do veículo seja cancelada ou alterada de alguma forma.

Quais são os possíveis motivos para se "Reprovar" um Laudo Cautelar?

As reprovações ocorrem por razão de inconformidade/alterações em relação a itens importantes.
Como exemplo: Colisões que afetaram a longarina e/ou chassi; Problemas relacionados a gravação do Motor e/ou Chassi; Histórico de Roubo e/ou Furto; Histórico de leilão; Substituição de partes da estrutura; Reparos em locais importantes da estrutura (dentro ou não dos padrões legais).
Caso tenha alguma dúvida em específico sugerimos que questione os vistoriadores ANTES de começar o laudo cautelar. É importante ressaltar que o laudo cautelar é um Laudo estrutural: Ele não entra no mérito se o veículo está ou não em condições de rodagem, apenas apresenta informações sobre a estrutura do veículo.

A pintura é verificada durante o laudo?

Caso o responsável requisite, nós podemos verificar a pintura nos locais onde é possível utilizando um aparelho denominado "medidor de espessura de tinta", onde por meio dos resultados comparamos a situação da pintura.

Quem deve pagar o Laudo Cautelar?

Não existe uma responsabilidade legal sobre esse assunto. Normalmente isso faz parte da negociação do veículo. Só é importante lembrar que nós só entregamos o laudo para o responsável pelo pagamento e pelos dados usados para a emissão da Nota Fiscal - ficando a cargo do mesmo o que fará com o laudo.

Vocês seguem normas para fazer o Laudo Cautelar?

Não existem normas técnicas e/ou legais que padronizem as vistorias cautelares, por isso há diferenças entre os laudos de uma empresa para outra. A Checkmotor realiza o laudo completo dentro dos parâmetros expostos aqui e apresentados pessoalmente por nossos vistoriadores.

Vocês são credenciados pelo DETRAN para fazer laudo cautelar?

Nós somos uma empresa credenciada pelo DETRAN-SP para realizar laudos ECV para todo o estado de São Paulo. NENHUMA empresa é credenciada pelo DETRAN para realizar laudo cautelar porque o mesmo não é de responsabilidade pública, nem possui padrão ou legislação a seguir.

Como faço para agendar o Laudo Cautelar?

Não é necessário agendar, mas caso deseje ligue para nossas unidades e confira a disponibilidade.

Por que existe tanta diferença de preço e tempo entre o Laudo Cautelar de empresas diferentes?

Venha nos visitar!

E JÁ SAIA COM SEU CARRO VISTORIADO
ENCONTRE A CHECKMOTOR MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Largo Domingos Jorge Velho, 44 
Centro - Santana de Parnaíba -SP.

Tel: (11) 4154-5851

Tel: (11) 9 6244-1000

Alameda Araguaia, 311

Alphaville - Barueri - SP.

Tel: (11) 4191-9297

Tel: (11) 9 9614-9037

© 2016 by Checkmotor